GUIA PRÁTICO

Introdução

O Free NFe é um aplicativo destinado à emissão de Nota Fiscal Eletrônica para as micro, pequenas e médias empresas. Com uma interface simples, essa ferramenta versátil e bastante completa permite aos seus usuários ter o controle de toda a geração, movimentação, transmissão, inutilização e cancelamento de suas NFe.

A Secretaria da Fazenda (Sefaz) criou um sistema gratuito para emissão de Nota Fiscal Eletrônica, que permite aos usuários emitir uma nota também, o aplicativo Free NFe, porém, tem inúmeros recursos exclusivos, que fazem dele uma alternativa ainda mais vantajosa que o sistema criado pela Sefaz. Confira logo abaixo alguns desses recursos.

Vantagens do Free NFe

O foco de um empresário tem sempre de ser virado para a condução do seu negócio. Portanto, mantenha-se focado na sua empresa e não esquente a cabeça, pois os cálculos de ICMS, ICMS ST e IPI são feitos automaticamente pelo Free NFe a partir de regras editáveis.

Para as empresas que adotam o regime Simples Nacional, as regras já vêm cadastradas.

Esse recurso permite que as NFe emitidas sejam enviadas automaticamente aos clientes.
No momento em que o usuário emitir sua nota, um email com o arquivo da NFe em anexo será enviado ao destinatário.

Com apenas um clique, o Free NFe permite que você envie todas as NFe emitidas no mês para o profissional que cuida das suas finanças.
Ele receberá cada nota por email e terá a possibilidade de importá-las em seu sistema contábil.

Todas as suas cópias de segurança são geradas automaticamente e organizadas por data pelo software. Com isso, é bem simples de recuperar suas cópias.

O cadastramento é bem completo e tem uma interface bastante simples, que inclui consulta de CPF, CNPJ e CEP para facilitar o cadastro dos dados. No sistema do Free NFe, você poderá registrar todos os seus clientes, fornecedores, transportadoras e produtos.

Ganhe uma forma rápida de replicar todas as suas notas. Se você envia inúmeras NFe para o mesmo cliente, ou com os mesmo produtos, você pode usar esse recurso para agilizar essa tarefa.

O primeiro passo para adquirir o aplicativo é fazer o download pelo site oficial. Insira o seu nome e email para fazer o cadastro e baixe o software. Ao fim do download, execute o arquivo de instalação como administrador e prossiga com o procedimento, lendo cada uma das informações que surgirem e clicando sempre em “avançar”. É recomendado que a instalação do Free NFe seja feita na unidade de disco “C” do seu computador.

Quando terminar de instalar o software, automaticamente começará a instalação do Firebird (banco de dados do Free NFe). Ao fim, ambos estarão prontos para a configuração.

Comece a configurar o aplicativo inserindo os primeiros dados da sua empresa (Razão Social e Nome Fantasia). Na sequência, insira o CNPJ, o número de Inscrição Estadual e selecione o tipo de regime tributário (Simples Nacional, Simples Nacional - excesso de sublimite de receita bruta ou Regime Normal).

Clique em “avançar” e preencha mais alguns dados sobre a sua companhia: de endereço (CEP, rua, bairro, cidade, estado) e de comunicação (telefone, fax, endereço de email e site). Depois disso, informe o seu Certificado Digital para a Emissão da Nota Fiscal Eletrônica, insira o logo da sua empresa e selecione o tipo de DANFE (Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica), que é usado para acompanhar o trânsito da mercadoria - você pode pular essa etapa e finalizar o cadastro em outro momento.

Agora, informe os dados pessoais do seu contador (nome, CPF, CRC, CNPJ, endereço, email, telefone e fax). Essas informações poderão ser usadas para gerar arquivos magnéticos para a Secretaria da Fazenda (Sefaz). Assim como na anterior, você também pode completar essa etapa mais tarde.

Depois disso você vai preencher as configurações do “Ambiente de Trabalho e Servidor de Email”. Esses dados são necessários para enviar os arquivos XML e PDF da Nota Fiscal Eletrônica para o seu cliente / destinatário. Consulte o seu fornecedor de hospedagem de email e, se necessário, pule esse passo para finalizar depois.

Por fim, configure as Regras de Tributação para ICMS, PIS, COFINS, IPI, II e outros - de preferência, com o auxílio do seu contador - e preencha os primeiros registros para a emissão da Nota Fiscal Eletrônica, como a sua lista de fornecedores, clientes, produtos e transportadoras.

Com isso, todos os passos estão concluídos e você já pode começar a usar o aplicativo Free NFe.

Recomendamos os seguintes Sistemas Operacionais:
- Windows XP Professional
- Windows 7 Professional
- Windows 7 Ultimate
- Windows 8 Enterprise
- Windows 8 Pro
- Windows 8.1 Pro
- Windows 10 Pro

Incompatível com os seguintes Sistemas Operacionais:
- Windows 7 Starter Edition
- Windows 7 Home Basic
- Windows 7 Home Premium
- Windows 7 Single Language
- Windows 8 RT
- Windows 8 Single Language
- Windows 8.1
- Windows 10
- Windows 10 Single Language
- Windows 10 Home
como importar

O Free NFe é fácil de usar e de entender!

Se você utiliza o emissor gratuito do Governo, é muito fácil mudar de emissor. Siga os passos!
Clique no menu "SISTEMA" > "IMPORTAR CADASTROS".
Escolha qual tabela quer atualizar, selecione o arquivo e pronto.

Para importar notas, Clique em "CADASTROS" e "IMPORTAR NOTAS FISCAIS" selecione o tipo de arquivo das notas emitidas através da SEFAZ.
Selecione o arquivo ou pasta na tela e pronto!

No sistema fornecido pelo Free NFe, o usuário pode realizar o cadastro dos seus clientes, fornecedores, transportadoras e produtos. Esse tipo de cadastramento é bastante completo e simples, com consulta dos números de CPF, CNPJ e CEP para facilitar o registro dos dados.

No cadastro de clientes, é permitida uma consulta por CNPJ que - após inserir um Captcha (ferramenta que auxilia a combater spams ou mensagens enviadas por outros computadores ou robôs) - é capaz de importar alguns dados como Razão Social, Endereço, Data de Fundação e Inscrição Estadual.

Após isso, ao clicar na opção “importar”, você verá todos os dados da empresa que você busca e poderá ainda inserir um Nome Fantasia para o cliente. Agora, para finalizar o cadastro, insira também o email do cliente para que ele receba automaticamente o envio do DANFE e do arquivo XML da nota fiscal que será emitida por você.

No cadastro de produtos, o principal recurso oferecido pelo Free NFe é o agrupamento por grupos e subgrupos. Insira a descrição e o código do produto e selecione o desejado na lista que aparecerá em sequência na tela. Insira os valores do seu produto e preencha a aba “informações complementares”, que além de ajudar na busca pelos itens, contém dados que também são incluídos na Nota Fiscal Eletrônica.

O cadastro e envio da NFe é simples e bem rápido - o mais ágil do mercado. Primeiramente, selecione a natureza da operação. Exemplos: Entradas ou aquisições de serviços do Estado; Compra para industrialização ou produção rural; Compras para comercialização; Compra para comercialização originada de encomenda para recebimento futuro; Venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros; entre outras opções.

Informe, então, o destinatário da Nota Fiscal Eletrônica, busque e insira os produtos. Selecione a modalidade de transporte (por conta do emitente, por conta do destinatário / remetente, por conta de terceiros ou sem frete) e, por fim, coloque todos os dados financeiros, como o método de pagamento.

Após o cadastro da Nota Fiscal Eletrônica, o sistema do Free NFe valida, autentica e envia sua nota à Secretaria da Fazenda (Sefaz). Após a autorização do Sefaz, o software emite a DANFE e imediatamente envia o arquivo XML da nota ao seu cliente por email.

Atualização simples do Free NFe

Configurando Certificado Digital No FreeNFe

Configurando Certificado Digital No FreeNFe